terça-feira, 21 de abril de 2015

QUINDINS

Qual a verdadeira Origem do QUINDIM, sabe?




Em tempos gerou-se uma polémica de que poderia ser Português, Brasileiro ou Africano. Logo à primeira vista podemos afirmar que não se trata de doçaria portuguesa devido ao coco. 
Contudo, à quem afirme que a receita mãe, essa sim, é portuguesa. O doce a brisa-do-lis é em parte igual ao quindim ovos, açúcar e amêndoa, o quindim substitui a amêndoa por coco. E que os portugueses em meados do séc XVI terão levado a receita para o brasil.
Pensa-se que, quem cozinhava na altura o doce seriam as escravas de origem africana e ao deparar-se com a dificuldade em encontrar a amêndoa acabaram por substituir por coco, originando assim uma nova receita.
Podemos assim concluir  que, o QUINDIM foi criado apartir de uma receita portuguesa, por escravas africanas que lhe deram o nome pertencente à língua quindundo, em terras Brasileiras. 

Em suma, é Brasileiro.

Espero que tenha gostado desta curiosidade. E assim como não podia deixar de ser vou deixar aqui a minha receita dos quindins. Para cerca de 12 und (formas de queques) vamos precisar de:



                                                          +
                                                      
                       - manteiga e açúcar para barrar as formas


Pré aqueça o forno a 180ºC.


  1. Em primeiro passe as gemas por um coador.
  2. Entretanto barre as formas com manteiga e uma boa camada de açúcar.
  3. Peneiradas as gemas adicione-lhe os restantes ingredientes, envolva todos muito bem com uma goma.
  4. Distribua a massa pelas formas, não encha totalmente. E leve ao forno em banho-maria cobertas com folha de alumínio durante cerca de 35 minutos. Quando faltar cerca de 10 minutos para finalizar retire a folha para ganhar alguma cor.

Os meus ficaram um MIMO.  


                        ....... Faça os seus e.....



                                     BOM APETITE.....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pinterest