segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Galette des Rois

Olá...

É certo que já não estamos na época dos reis. Mas nem sempre é possível partilhar receitas na época delas. Por isso, esta já foi feita à algum tempo, e agora que houve um tempinho para transcrever a receita aqui vai ela...   





INGREDIENTES:
  • Creme de pasteleiro
                    - 250 ml de leite
                    - 1/2 vagem de baunilha
                    - 2 gemas de ovo
                    - 65 gr de açúcar
                    - 30 gr de amido de milho

Leve o leite ao lume com a vagem de baunilha cortada ao meio, até ferver. Numa taça misture o açúcar com  as gemas e o amido de milho. Misture bem com a vara de arames até que fique tudo incorporado. Sem para de mexer acrescente o leite aos poucos. Leve ao lume a mistura até engrossar.

Tape o creme com pelicula e deixe arrefecer completamente.


  • Creme de amêndoa
                    - 100 gr de amêndoa moída
                    - 100 gr de manteiga
                    - 100 gr de açúcar
                    - 2 ovos

Numa taça coloque o açúcar juntamente com a manteiga em pedaços e bata  até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione a amêndoa moída e misture bem. Por último acrescente os 2 ovos bata até que fique tudo muito bem ligado.

  • Toque final
                    - 1 ovo batido (pincelar as laterais e toda a galette)
                     - 2 c. sopa de água fervente
                     - 1 c. sopa de açúcar


PREPARAÇÃO:

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Estenda uma das bases de massa folhada (esta deve ser redonda). De seguida incorpore o creme de pasteleiro no creme de amêndoa e vire sobre a massa folhada. Deve deixar uns 2cm de borda em toda a lateral. Alise o creme, e pincele com o ovo batido os 2 cm de lateral para que, assim possa colar a segunda placa de massa folhada.

Após colocar a segunda placa acerte uma com a outra, para que fiquem com o mesmo tamanho. E faça os tradicionais riscos encurvados que vão do centro para as laterais. Pincele com o ovo batido. Faça uns furos para que o ar saia. Agora deixe descansar por 20 minutos no frigorifico. Entretanto pré aqueça o forno a 210ºC. Leve a cozer por 30 a 35 minutos. Quando faltarem 5 minutos para terminar regue toda a galette com o xarope de açúcar para que esta fique mais brilhante.

P.s. eu distrai-me um pouquinho e acabou por ganhar mais cor do que devia. Se quiser pode fazer dentro de uma forma de tarte.




6 comentários:

Pinterest