Para os amates do café uma delícia, para os que não o apreciam é apenas mais um bolinho.
Num daqueles dias em que não á nada de especial para fazer, onde acabamos por nos sentarmos em frente ao computador a ver o que por lá aparece encontrei uma frase e sendo, a receita de hoje dedicada ao café, vou partilhar com vocês.
Não é nada mais, nada menos do que, a comparação do Homem a grãos de café . No fundo é uma crítica á atual sociedade em que vivemos.
" Os Homens deste mundo são como grãos de café na máquina de moer,
um antes, um depois, outro em seguida...
Todos acabam por ir para o mesmo destino"
Mas agora deixando as filosofias de parte, vamos para a parte doce... Bem docinha... Hmm e vou desde já confessar que me esqueci de tirar foto do bolo por dentro. Não foi comido cá em casa e quando me lembrei já era tarde... Mas o que há dá para terem uma ideia.
INGREDIENTES:
- 3 ovos
- 5 gemas
- 200 gr de açúcar
- 120 gr de farinha
- 200 gr de amêndoa laminada
- Calda de café:
- 6 expressos
- 6 c. chá de açúcar
- 1 c. chá whisky
- Creme de café:
- 500 ml de leite
- 100 gr de açúcar
- 40 gr de amido de milho
- 5 gemas
- 2 c. sopa de café solúvel forte
- Inicie pelo creme para que, tenha tempo de arrefecer. Leve ferver 400 ml. Entretanto bata com a vara de arames as gemas com o açúcar até formar uma gemada, acrescente o amido e seguidamente o restante leite. Quando o leite ferver retire do lume e acrescente-lhe o café solúvel, incorpore-o ao preparado anterior. Leve a cozer até levanta fervura. Troque de recipiente, tape com pelicula para que não seque a parte de cima e leve ao frio até arrefecer.
- Agora vamos fazer a massa do bolo. A massa é daquele pão de ló muito usado na páscoa. Assim sendo bata os ovos, as gemas, e o açúcar na velocidade máxima por 15 minutos. Por último e muito delicadamente envolva a farinha peneirada ao preparado com uma colher de pau. Leve a cozer a 200ºC por 40 minutos com a forma tapada com papel alumínio.
- Prepare a calda com que vai molhar todo o bolo 6 expressos dissolva o açúcar e o whisky muito bem, e já está.
- Quando retirar o bolo do forno leve as amêndoas laminadas a torrar. Para acentuar o sabor.
Com tudo preparado, agora é simples. Depois do bolo frio corte-o ao meio e com a calda molhe ambos os lados. Em seguida coloque uma parte do creme de café e feche o bolo. Volte a molhar com a calda a parte de cima do bolo e barre todo o bolo com o restante creme de café.
Por último é só decorar a gosto. Eu usei as amêndoas laminadas e profiteroles (pode encontra a receita dos profiteroles aqui).
*****BOM APETITE*****
A mim parece-me muito bem, até porque cá em casa adoramos sobremesas com sabor a café! Beijinhos
ResponderEliminar