Gosto de me aventurar na cozinha, gosto de novidades, e não sei o porquê mas, o que é certo é que muitos dos bolinhos que faço não volto a repetir. A não ser que cá em casa peçam muito, vá-se lá entender.
Assim sendo, vi uma receitinha no blog da Danielle Noce e mãos à obra. Personalizei á moda do Kantinho da lili.... e espero que gostem do resultado. Porque não sei quando irei repetir...
ÍNGREDIENTES:
- BOLO:
- 210 gr de manteiga s/ sal á temperatura ambiente
- 200 gr de açúcar
- 4 ovos
- 130 gr de farinha de trigo
- 80 ml de leite
- 1 c. sopa de fermento em pó
- 1 c. sopa de baunilha líquida
Bata a manteiga com o açúcar até que fique fofo e esbranquiçado. A seguir acrescente os ovos um a um, batendo sempre em cada adição. Acrescente metade da farinha peneirada, mexa, acrescente o leite, a restante farinha e mexa. Por ultimo acrescente o fermento e a baunilha.
Leve ao forno pré-aquecido 180º por cerca de 40 minutos em uma forma previamente untada e enfarinhada.
- CARAMELO (para o creme manteiga)
- 180 gr de açúcar
- 120 ml de àgua
- 170 ml de natas
- 1 c. café de flor de sal
Leve o açúcar com a àgua ao lume até atingir uma temperatura de 170ºC. Entretanto aqueça as natas com o sal, sem deixar ferver. Quando o açúcar atingir a cor desejada ou temperatura, verta as natas e misture bem.
- CREME MANTEIGA
- 300 gr de manteiga
- 3 claras
- 90 gr de açúcar
Bater a manteiga até que fique uma massa fofa e esbranquiçada. Entretanto vamos fazer um merengue Suíço, juntar as claras com o açúcar e levar em banho-maria sem parar de mexer com uma colher de pau até dissolver o açúcar. Após dissolver o açúcar, com uma batedeira bata as claras até que fiquem bem firmes. Por fim, vá acrescentando o merengue á manteiga até que fique tudo muito bem incorporado. Agora só falta acrescentar o caramelo, já frio, misture muito bem.
MONTAGEM
Parta o bolo em 3 partes iguais e recheie com o creme de manteiga. Depois de recheado barre também todo o bolo com o creme. E reserve no frigorífico. Entratanto prepare umas belas de umas pipocas de caramelo. Logo que arrefeçam é só colar as pipocas até que cubra as laterais e o topo do bolo. E assim fiz o meu bolo pipocudo...
PREPARAÇÃO DAS PIPOCAS:
Após estalar todo o milho vá acrescentado colheres de açúcar lentamente sem parar de mexer até caramelizarem.
PREPARAÇÃO DAS PIPOCAS:
Após estalar todo o milho vá acrescentado colheres de açúcar lentamente sem parar de mexer até caramelizarem.
*****BOM APETITE*****
ficou mesmo giro uma ideia bem original e super gulosa :D
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Obrigada...
ResponderEliminarObrigada...
ResponderEliminarLindo e original ;)
ResponderEliminarBeijinho
Blogue Recanto com Tempero